Ações de Extensão
Publicado: 08/08/2022 - 10:22
Última modificação: 08/01/2025 - 16:12
Registro no SIEX: 30197
Título: Atenção psicológica numa OSC dedicada a famílias adotivas
Coordenadora: Profa. Dra. Miriam Tachibana
Email:mirita@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
Na OSC Pontes de Amor são prestados atendimentos multiprofissionais a crianças e adolescentes, bem como aos seus respectivos familiares, que se encontram em situação de pós adoção. Esse projeto de extensão se justifica como forma de assegurar que haja uma equipe de Psicologia (composta por psicólogos voluntários e graduandos em Psicologia), na condição de equipe executora, sem a qual não seria possível a realização do acompanhamento psicológico das crianças, adolescentes e familiares que se encontram na lista de espera da instituição. Ademais, entende-se que, a partir desse projeto de extensão, a equipe executora também poderá se beneficiar de uma formação complementar, vindo a desenvolver habilidades para atuar clinicamente em instituição e para lidar com pacientes em situação de vulnerabilidade. As ações extensionistas ocorrerão entre 04/12/2023 e 30/11/2024 e serão coordenadas por uma docente do Instituto de Psicologia da UFU e a psicóloga da equipe fixa da OSC. Estipula-se a carga horária total de 624 horas para a realização dessa ação de extensão.
Palavras-Chave adoção ; familia
Período de Realização- Início 04/12/2023- Término 30/11/2024
Carga Horária Total: 624 horas
Registro no SIEX: 29402
Título: Avaliação Psicológica e atendimento psicoterapêutico de adolescentes com queixa de dificuldades de aprendizagem
Coordenadora: Prof. Dr. Fernando Silva Paula
Email:fernando.paula@ufu.br +55 34 3225-8508 R:8508
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
O objetivo deste projeto de extensão é reestruturar e ofertar um serviço de atendimento psicológico voltado para adolescentes encaminhados com queixa de problemas ou transtornos de aprendizagem, problemas comportamentais ou outras problemáticas características dessa fase do desenvolvimento. A proposta é retomar e aprimorar o trabalho que foi desenvolvido em projetos anteriores (2018-2019; 2020-2021; e 2021-2022), no Centro de Psicologia (CENPS) da UFU. A ação se fundamenta em um modelo psicodinâmico de intervenção, com foco nas queixas escolares e em outras demandas mais atuais de atendimento, como a dependência de internet e o uso prolongado de telas. A proposta contempla: 1) A realização de um trabalho de avaliação psicológica e atendimento psicoterapêutico voltado para o público adolescente cadastrado na lista de espera do CENPS; 2) Trabalho de orientação psicológica para os pais dos adolescentes atendidos; 3) A formação e a capacitação profissional de estudantes de Psicologia no campo da prática clínica com adolescentes, no âmbito de interface da Psicologia Clínica com a Educação. Enquanto uma modalidade de prática psicológica que se propõe formativa para o acadêmico de Psicologia, este projeto visa estabelecer um espaço reflexivo de diálogo aberto entre comunidade universitária e comunidade externa, de modo que os próprios objetivos e as ações realizadas possam ser dialeticamente revistos e atualizados, nas diferentes etapas de planejamento e execução, buscando-se sempre que o trabalho não se constitua em uma mera reprodução indiscriminada dos conhecimentos científicos já estabelecidos. O projeto será desenvolvido no espaço do CENPS UFU e suas ações compreenderão um total de 936 horas.
Palavras-Chave Psicoterapia ; Avaliação Psicológica ; Adolescência
Período de Realização- Início 10/01/2024- Término 10/01/2025
Carga Horária Total: 936 horas
Registro no SIEX: 31503
Título: Intervenções clínicas com crianças e adolescentes numa OSC dedicada a vítimas de violência intrafamiliar
Coordenadora: Profa. Dra. Miriam Tachibana
Email:mirita@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
A partir desse projeto de extensão, espera-se prestar atendimento psicológico, psicanaliticamente orientado, à crianças e adolescentes que se encontram na lista de espera para atendimento psicológico numa OSC dedicada à famílias em situação de violência intrafamiliar, situada em Uberlândia. Os atendimentos serão realizados presencialmente por 4 graduandos em Psicologia, que, por sua vez, serão supervisionados por uma docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Espera-se, a partir da realização desse projeto de extensão, beneficiar dois grupos: 1) as crianças e os adolescentes (bem como seus respectivos responsáveis) que serão atendidos; e 2) os extensionistas graduandos, que terão a possibilidade de complementar a sua formação ao lidarem com um contexto institucional, tão divergente da clínica psicológica tradicional. As ações serão realizadas entre 20/05/2024 e 20/12/2024, totalizando uma carga horária máxima de 310 horas.
Palavras-Chave violência intrafamiliar ; psicanalise ; infância e adolescência
Período de Realização- Início 20/05/2024 - Término 20/12/2024
Carga Horária Total: 310 horas
Registro no SIEX: 31721
Título: XXVIII Semana da Psicologia: formação, interdisciplinaridade e questões sociais
Coordenadora: Profa. Dra. Daniel Gonçalves Cury
Email:daniel@ufu.br +55 34 3225-8519 R:8519
Área Temática Principal: Educação
Modalidade: Projeto
Resumo:
A Semana de Psicologia é um projeto do IPUFU e se destaca pela valorização do protagonismo discente em sua elaboração, processo que ocorre de forma articulada com as categorias de servidores da UFU e abarca, entre seus temas, conteúdos que visem ampliar as possibilidades formativas, o compromisso social e a atuação profissional em Psicologia e em áreas afins. Se materializa por meio de evento científico que, de praxe, ocorre anualmente, sendo essa a sua vigésima oitava edição. Conta com temática específica, no intuito de abarcar as demandas atuais, vislumbradas pelos/as diferentes atores do curso, em articulação com as discussões originadas da realidade da formação e da atuação da área, em termos individuais, coletivos, sociais, políticos, econômicos e culturais. Se constitui como espaço para o diálogo da diversidade da Psicologia enquanto Ciência e Profissão, em sua produção de saberes e práticas, e consiste em espaço que propicia o intercâmbio de ideias e de ações entre profissionais e pesquisadores oriundos de várias instituições de Ensino Superior e de outras etapas da educação. A construção dessa edição, parte dos interesses de discentes do curso, aliados às demandas institucionais provenientes do CONSIP, das assembleias, do NAAE, etc, recebidas e sistematizadas pela Direção. A proposta construída a fim de englobar todas essas questões, intitulada "XXVIII Semana da Psicologia: formação, interdisciplinaridade e questões sociais", possibilitará a discussão acadêmica frente aos percalços enfrentados pela área, pelo curso, pela instituição e pela sociedade. Estima-se que o evento tenha carga horária de 35 horas para os participantes em geral e 350 horas para os/as extensionistas que organizarão o evento.
Palavras-Chave Psicologia ; Interdisciplinaridade ; Questões sociais
Período de Realização- Início 20/06/2024- Término 31/03/2025
Carga Horária Total: 350 horas
Registro no SIEX: 31506
Título: Literatura e Arpilleras no combate à violência contra as mulheres
Coordenadora: Profa. Dra. Silvia Maria Cintra da Silva
Email:silvia@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça
Modalidade: Projeto
Resumo:
Dados de violência contra as mulheres em nosso país são alarmantes. Enfrentar essa violência exige uma série de medidas educativas, sociais, econômicas, dentre as quais destacamos a promoção da igualdade de gênero, econômica e social. Considerando o papel da Universidade de “agente de transformação social e formação humanística” (Resolução CONSUN, n.2, 2021, art. 7, IX) buscaremos através deste projeto atingir os objetivos propostos pela Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres da UFU, especialmente o de "proporcionar espaços de diálogo e reflexão a respeito da desigualdade entre os gêneros e da violência contra a mulher” (art. 7, VI). Por meio da interação dialógica entre estudantes, servidores técnicos, docentes e comunidade externa, o objetivo do projeto é possibilitar o diálogo e a troca de saberes a respeito da violência contra as mulheres, tendo em vista a mudança cultural e o enfrentamento da violência contra a mulher, assim como a valorização e a defesa desta. Serão realizados encontros quinzenais, com leitura e discussão de textos literários sobre autonomia e protagonismo das mulheres, igualdade e equidade entre gêneros etc. e, em seguida, promovido um espaço de produção de Arpilleras que sintetizem afetos e pensamentos, angústias e reflexões, visando o enfrentamento e a superação da violência contra a mulher. Carga horária total da ação: 180 horas; coordenação: Profa. Silvia Maria Cintra da Silva e Profa. Denise Combinato - IPUFU. Como resultado, espera-se o engajamento de estudantes, servidores técnicos, docentes e comunidade na produção de Arpilleras que denunciem a violência contra a mulher e, ao mesmo tempo, promovam narrativas de igualdade, justiça e dignidade às mulheres.
Palavras-Chave mulheres ; arte ; Psicologia
Período de Realização- Início 10/09/2024- Término 06/12/2024
Carga Horária Total: 180 horas
Registro no SIEX: 31889
Título: Aspectos emocionais da amamentação: abordagem psicoeducativa das mães e acompanhantes usuários do BLH do HC-UFU
Coordenadora: Profa. Dra. Juçara Clemens
Email:jclemens@ufu.br +55 34 3225-8020 R:8020
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
Os benefícios da amamentação não estão restritos aos aspectos nutricionais, já que também favorece a formação do vínculo mãe-bebê. Uma mulher no puerpério, período no qual a amamentação é iniciada, apresenta uma intensa modificação psíquica que a sensibiliza possibilitando que ela possa se identificar com as necessidades de seu bebê. Muitas vezes essa puérpera estranha essa maior sensibilidade psíquica, bem como sua rede de apoio também. O apoio por parte da equipe de saúde, mais especificamente de informações e orientações psicológicas, pode auxiliar a mulher que amamenta a identificar os aspectos psíquicos que envolvem o amamentar. Esta é uma ação de extensão consolidada que ocorre desde 2009, tendo como proponentes uma docente do Instituto de Psicologia da UFU e uma técnica do HC-UFU. O período do projeto é de 01/07/2024 a 21/12/2024, com uma carga horário total de 306hs. Como metodologia tem a abordagem psicoeducativa das (os) usuárias (os) do Banco de Leite Humano do HC-UFU sobre os aspectos emocionais relacionados a amamentação, as leituras de textos indicados, reuniões de grupo para discussão tanto teórica como das abordagens psicoeducativas realizadas, relato das abordagens psicoeducativas, relatório das atividades. O público alvo do projetos são as (os) usuárias (os) dos serviços do BLH do HC-UFU. Este projeto possibilita aos discentes relacionarem os aspectos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas do curso de graduação, bem como na dialogicidade de cada abordagem psicoeducativa e da escuta sensível conhecer como cada mãe e familiar/acompanhante vivencia a experiência da amamentação. Nesse encontro, as trocas com profissionais de outras áreas atuando na área da saúde pública favorece a aprendizagem dos (as) participantes.
Palavras-Chave Amamentação ; Psicoeducacão ; Puerperio
Período de Realização- Início 01/07/2024- Término 21/12/2024
Carga Horária Total: 306 horas
Registro no SIEX: 31748
Título: Idosos institucionalizados e a arte de cuidar
Coordenadora: Profa. Dra. Denise Stefanoni Combinato
Email:denise.combinato@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
Entendemos que o ser humano se constitui historicamente, a partir das condições objetivas da realidade concreta. Assim, dependendo da estrutura da sociedade, do acesso aos determinantes e condicionantes de saúde, o envelhecimento vai se dar de uma ou outra maneira, sendo uma experiência heterogênea. No caso de idosos institucionalizados, algumas características identificadas são: ausência de vínculo familiares; baixo nível instrucional; presença de doença crônicas; autonomia e independência comprometidas. O objetivo geral deste projeto é promover um espaço de diálogo, interação e realização de atividades artísticas entre idosos institucionalizados e estudantes universitários do curso de Psicologia, tendo em vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, dessas pessoas como, por exemplo, o desenvolvimento da memória, da linguagem e da socialização. Serão realizadas visitas semanais de duas horas de duração a uma ILPI do município de Uberlândia/MG, no período de junho a dezembro (exceto no período de férias e recesso escolar), totalizando 22 semanas, com desenvolvimento de atividades grupais e escuta individual. Além disso, serão realizados encontros quinzenais de supervisão ao longo do semestre com os seis estudantes extensionistas para planejamento e avaliação das atividades. Somando as atividades do projeto, teremos 110 horas de atividades. Espera-se promover o encontro entre estudantes universitários e pessoas idosas, tendo em vista a transformação dos sujeitos no que se refere ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, além da formação cidadã e profissional dos estudantes e da articulação entre ensino-pesquisa-extensão.
Palavras-Chave pessoa idosa ; cuidado ; psicologia histórico cultural
Período de Realização- Início 10/06/2024- Término 13/12/2024
Carga Horária Total: 110 horas
Registro no SIEX: 31045
Título: SEDA: Serviço Especializado no Desenvolvimento e Aprendizagem
Coordenadora: Profa. Dra. Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana
Email:jeannysantana@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
As crianças e adolescentes com queixas do neurodesenvolvimento e aprendizagem necessitam de atenção integral à saúde e educação, de forma interdisciplinar. Tal assistência deve ocorrer concomitante às estratégias de educação permanente em saúde. Assim, o objetivo do projeto de extensão é proporcionar aos pacientes e familiares de crianças e adolescentes com alterações no neurodesenvolvimento e/ou aprendizado atendimento interdisciplinar, e aos estudantes, ampliação de conhecimentos na área de atuação. O público-alvo dos atendimentos será assistido por equipe interdisciplinar, sendo os estudantes (graduandos e pós-graduandos dos Programas de Residência da Universidade) orientados e supervisionados por profissional com experiência. Carga horária total: 638hs. Locais de atendimentos: Ambulatório de Neurologia Pediátrica HC/UFU; Centro de Psicologia UFU e APAE – Uberlândia. Para que as avaliações e reabilitações ocorram, atenção primária e escolas serão consultadas em suas potencialidades e limitações. A transformação social é esperada considerando que a adequada análise das dificuldades (tanto nos aspectos individuais, como macrossociais), bem como a interação dialógica proporcionem verdadeira inclusão das crianças e adolescentes na escola, e, por consequência, na vida em comunidade. O impacto na formação dos estudantes extensionistas como cidadãos se dará pela oportunidade de vivenciar os conhecimentos na prática interprofissional e interdisciplinar. As ações propostas visam favorecer o caráter emancipatório e humanizado no enfrentamento dos problemas do neurodesenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-Chave Crianças e adolescentes ; desenvolvimento ; aprendizagem
Período de Realização- Início 19/03/2024- Término 28/02/2025
Carga Horária Total: 638 horas
Registro no SIEX: 31240
Título: Consulpsi - Empresa Júnior de Psicologia
Coordenadora: Profa. Dra. Heila Magali da Silva Veiga
Email:heila.veiga@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Educação
Modalidade: Programa
Resumo:
A Consulpsi é uma instituição civil sem fins lucrativos, administrada por alunos e coordenada por professores especializados, que provê aos discentes oportunidades de se desenvolverem profissionalmente através de projetos acadêmicos-empresariais. São vários os cursos de Psicologia pelo país que contam com o funcionamento de uma EJ para aperfeiçoamento profissional dos alunos, essas empresas são, geralmente, dedicadas às práticas da Psicologia Organizacional e do Trabalho, o que não impede a realização de projetos vinculados a outras áreas como, por exemplo, Psicologia Escolar. A Consulpsi - Empresa Jr. Do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia tem por público-alvo empresas (com destaque para os pequenos empreendedores), órgãos públicos, entidades e a sociedade em geral. A carga horária total de um participante da Empresa Jr ao longo do período de 1 ano é de 800 horas. Neste período, o estudante poderá participar de projetos diversos que envolvem atividades ligadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho, assim como Gestão de Pessoas junto a microempresas. A descrição das atividades desenvolvidas nos serviços está detalhada no site da Consulpsi (https://ip.ufu.br/unidades/empresa-junior/empresa-junior-do-curso-de-psicologia), assim como nas redes sociais. A carga horária de cada projeto é ajustada a depender da demanda do contratante, assim como as atividades envolvidas. De forma geral, os membros devem cumprir de 8h a 10h semanais realizando atividades pela empresa. Para garantir que os membros não se sobrecarreguem ou realizem poucas atividades, é realizado um controle de horas pela plataforma Clockify que possibilita que cada membro registre suas atividades realizadas pela empresa.
Palavras-Chave Empresa Jr ; Desenvolvimento profissional ; Empreendedorismo
Período de Realização- Início 17/02/2024- Término 16/02/2025
Carga Horária Total: 800 horas
Registro no SIEX: 30799
Título: Aspectos emocionais da amamentação: abordagem psicoeducativa das mães e acompanhantes usuários do Hospital Odontológico da UFU
Coordenadora: Profa. Dra. Juçara Clemens
Email:jclemens@ufu.br +55 34 3225-8020 R:8020
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
Os benefícios da amamentação não estão restritos aos aspectos nutricionais, já que também favorece a formação do vínculo mãe-bebê. Uma mulher no puerpério, período no qual a amamentação é iniciada, apresenta uma intensa modificação psíquica que a sensibiliza possibilitando que ela possa se identificar com as necessidades de seu bebê. Muitas vezes essa puérpera pode ter dificuldades com essa maior sensibilidade psíquica, bem como sua rede de apoio também. O apoio por parte da equipe de saúde, mais especificamente de informações e orientações psicológicas, pode auxiliar a mulher que amamenta a identificar os aspectos psíquicos que envolvem o amamentar. O período do projeto é de 27/05/2024 a 14/02/2025, com uma carga horário total de 370hs. Como metodologia utilizará a abordagem psicoeducativa das(os) usuárias(os) do Hospital Odontológico da UFU sobre os aspectos emocionais relacionados a amamentação, as leituras de textos indicados, reunião semanal para discussão tanto teórica como das abordagens psicoeducativas realizadas, relato das abordagens psicoeducativas, relatório das atividades. O público alvo do projetos são as(os) usuárias(os) dos serviços do Hospital Odontológico da UFU. Este projeto possibilita ao discente relacionar os aspectos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas do curso de graduação, bem como na dialogicidade de cada abordagem psicoeducativa e da escuta sensível conhecer como cada mãe e familiar/acompanhante vivencia a experiência da amamentação, em situação de avaliação da cavidade bucal de seu bebê. Nesse encontro, as trocas com profissionais de outras áreas atuando na área da saúde pública favorece a aprendizagem do(a) participante.
Palavras-Chave Amamentação ; Psicoeducacão ; Puerperio
Período de Realização- Início 27/05/2024 - Término 14/02/2025
Carga Horária Total: 370 horas
Registro no SIEX: 30668
Título: Projeto Rede: tecendo reflexões e ações junto aos profissionais da Psicologia e do Serviço Social de escolas públicas
Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis
Email:carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8521 R:8521
Área Temática Principal: Educação
Modalidade: Projeto
Resumo:
O presente projeto tem como objetivo possibilitar e fomentar a reflexão e a construção de ações críticas em Psicologia Escolar e Educacional (PEE), na interface com o Serviço Social, junto aos profissionais atuantes nas instituições da rede pública de educação de Uberlândia-Minas Gerais. Está vinculado ao Programa INTEGRARE: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional – IPUFU (Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia), cujo intuito é integrar ações de ensino, pesquisa e extensão em PEE. O projeto contará com a participação de 5 docentes e 2 discentes do IPUFU, e profissionais da Psicologia e do Serviço Social que vêm atuando em escolas municipais. O período de realização será de 01/02/2024 a 31/01/2026, perfazendo uma carga horária total de 648 horas, no qual as seguintes ações serão desenvolvidas: reuniões entre docentes e discentes do projeto; rodas de conversa com profissionais da Psicologia e Serviço Social da rede municipal de educação; reuniões com a coordenadora responsável pela equipe de profissionais da Psicologia e Serviço Social; reuniões com docente(s) do Serviço Social da UFU; e rodas de conversa com docentes e/ou pesquisadores de outras Universidades brasileiras. Acredita-se que este projeto possui relevância acadêmica e social, pois contribuirá com o processo de formação de profissionais da Psicologia e do Serviço Social da rede pública de educação e de estudantes de graduação em Psicologia, bem como para o estreitamento das relações entre Universidade e sociedade.
Palavras-Chave Psicologia Escolar e Educacional ; Formação e atuação profissional ; Instituições escolares
Período de Realização- Início 01/02/2024 - Término 31/01/2026
Carga Horária Total: 648 horas
Registro no SIEX: 30752
Título: INTEGRARE: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional
Coordenadora: Profa. Dra. Cirlei Evangelista Silva
Email:cirleievangelista@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Educação
Modalidade: Programa
Resumo:
Esta é uma proposta de continuidade na realização do Programa INTEGRARE, que teve seu início em agosto/2020 e está vinculado ao Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional (NPEE), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Este tem como objetivo integrar ações de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a construção coletiva de conhecimentos e práticas pelos docentes e discentes do NPEE-UFU, relacionados à Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Atualmente, diante das mudanças histórico-sociais que a escola enfrenta, é necessário que voltemos nosso olhar para o contexto que nos é dado enfrentar, o que exige um diálogo ainda maior com outras áreas do conhecimento, com diversos profissionais e com a nossa comunidade. Neste sentido, estão previstas as seguintes ações: Reuniões para Estudo e Discussão; Rodas de Conversa; Parceria com escolas; Participação em palestras e eventos; Projeto de Pesquisa Coletivo; e Elaboração de textos sobre a temática. A proposta será desenvolvida tendo como público estudantes de Psicologia UFU e demais instituições, profissionais da educação (gestores, professores, educadores), familiares e responsáveis; futuros profissionais da educação; e profissionais de Psicologia. Os estudantes de Psicologia participantes poderão, através de estudos e práticas, refletir sobre as possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional em diferentes contextos e cenários educacionais contemporâneos. O Programa será coordenado e realizado por 5 docentes do NPEE-UFU e por profissionais convidados, no período de 02/02/2024 a 31/01/2026, perfazendo carga horária total de 332 horas.
Palavras-Chave Psicologia Escolar e Educacional ; Atuação e Intervenção ; Desenvolvimento e Aprendizagem
Período de Realização- Início 02/02/2024 - Término 31/01/2026
Carga Horária Total: 332 horas
Registro no SIEX: 30638
Título: (Des)Medicaliza
Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis
Email:carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8521 R:8521
Área Temática Principal: Educação
Modalidade: Projeto
Resumo:
A presente ação de extensão vem sendo realizada desde 2017, com o título “Medicalização da Educação da Vida: saberes e fazeres”. Avanços nas discussões e pesquisas referentes à temática e, principalmente, do movimento dos estudantes extensionistas envolvidos nesta ação, o mesmo foi renomeado como (Des)Medicaliza. Trata-se de uma proposta que visa criar espaços de (in)formação e estudo sobre os saberes e fazeres relacionados ao movimento de luta contra o processo de medicalização crescente na vida e na Educação. A medicalização das questões escolares tem marcado a trajetória de um número significativo de estudantes de diferentes idades e níveis de ensino. Ao patologizar manifestações da infância, dificuldades no processo de escolarização e conflitos que ocorrem no contexto educacional, fazemos recair sobre os corpos dos estudantes as justificativas que encobrem uma série de problemas de ordem educacional, social e política. Da mesma maneira, temos vivenciado uma crescente biologização de questões sociais. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizaremos encontros presenciais para discussão de temáticas vinculadas ao projeto, organização de eventos, planejamento e elaboração de material para divulgação por meio de redes sociais que ampliem discussões direcionadas a profissionais das diversas áreas de conhecimento e à comunidade civil. Este projeto contará com carga horária total de 298 horas, contará com a participação de estudantes extensionista a fim de contribuir para uma formação critica e sensível ao movimento indiscriminado de diagnóstico e medicalização de crianças e adolescentes.
Palavras-Chave Psicologia Escolar ; Desmedicalização ; Formação em Psicologia
Período de Realização- Início 01/02/2024 - Término 31/01//2025
Carga Horária Total: 298 horas
Registro no SIEX: 30563
Título: Atendimento psicológico de adolescentes com queixa de dificuldades de aprendizagem
Coordenadora: Prof. Dr. Fernando Silva Paula
Email:fernando.paula@ufu.br +55 34 3225-8508 R:8508
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
O objetivo deste projeto de extensão é ofertar um serviço de atendimento psicológico voltado para adolescentes encaminhados com queixa de problemas ou transtornos de aprendizagem, problemas comportamentais ou outras problemáticas características dessa fase do desenvolvimento. A proposta é retomar e aprimorar o trabalho que foi desenvolvido em projetos anteriores (2018-2019; 2020-2021; e 2021-2022), no Centro de Psicologia (CENPS) da UFU. A ação se fundamenta em um modelo psicodinâmico de intervenção, com foco nas queixas escolares e em outras demandas mais atuais de atendimento, como a dependência de internet e o uso prolongado de telas. A proposta contempla: 1) A realização de um trabalho de avaliação psicológica e atendimento psicoterapêutico voltado para o público adolescente cadastrado na lista de espera do CENPS; 2) Trabalho de orientação psicológica para os pais dos adolescentes atendidos; 3) A formação e a capacitação profissional de estudantes de Psicologia no campo da prática clínica com adolescentes, no âmbito de interface da Psicologia Clínica com a Educação. Enquanto uma modalidade de prática psicológica que se propõe formativa para o acadêmico de Psicologia, este projeto visa estabelecer um espaço reflexivo de diálogo aberto entre comunidade universitária e comunidade externa, de modo que os próprios objetivos e as ações realizadas possam ser dialeticamente revistos e atualizados nas diferentes etapas de planejamento e execução, buscando-se sempre que o trabalho não se constitua em uma mera reprodução indiscriminada dos conhecimentos científicos já estabelecidos. O projeto será desenvolvido no espaço do CENPS UFU e suas ações compreenderão um total de 702 horas.
Palavras-Chave Psicoterapia ; Avaliação Psicológica ; Adolescência
Período de Realização- Início 18/03/2024 - Término 20/12/2024
Carga Horária Total: 702 horas
Registro no SIEX: 30590
Título: Arte e cultura: atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Coordenadora: Profa. Dra. Viviane Prado Buiatti
Email:vivibuiatti@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça
Modalidade: Projeto
Resumo:
Com a intensificação das políticas públicas sobre a educação inclusiva, questões como a participação e direito de todos(as) nos diversos espaços, trouxeram como eixo a discussão sobre acessibilidade, equidade e efetivação de práticas inclusivas. Diversas legislações foram instituídas para alicerçar esses direitos, no caso das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a Lei 12.764/2012 proclamou a Política Nacional de Proteção dos Direitos dessa população, demarcando a sua inclusão no processo de escolarização. Notoriamente essa demanda começa a ter visibilidade, e, estudos e pesquisas na psicologia foram impulsionados para o fortalecimento do atendimento a essas pessoas. Este trabalho busca a consolidação da parceria já existente entre a instituição “Mundo Circo” que atualmente atende 100 crianças, com esse diagnóstico e o curso de psicologia da UFU. Alicerçado pela abordagem teórica histórico-cultural de desenvolvimento humano e aprendizagem, essa atuação envolve oficinas artísticas mediadas por arte-educadores e estudantes da psicologia. Nesta proposta serão realizadas oficinas com essa população, rodas de conversa com as famílias e grupos de estudos e supervisões, com carga horária total de 508 horas.O projeto objetiva proporcionar vivências e experiências artísticas a essas pessoas em uma instituição que possui profissionais especializados para tais atividades educativas, levando ao desenvolvimento das potencialidades dessas crianças. Compreende-se que a proposta auxilia na inclusão desse grupo, pois ampliam-se as capacidades de reflexão, problematização, comunicação e interação, áreas que são muitas vezes confusas para este público, além de contribuir na formação acadêmica dos(as) futuros(as) egressos(as) do curso de psicologia.
Palavras-Chave Transtorno do Espectro Autista (TEA) ; Arte ; Inclusão
Período de Realização- Início 20/05/2024 - Término 20/11/2024
Carga Horária Total: 508 horas
Registro no SIEX: 30557
Título: Arte narrativa e novos sentidos no envelhecimento
Coordenadora: Profa. Dra. Denise Stefanoni Combinato
Email:denise.combinato@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
O envelhecimento é uma construção social, caracterizado por dimensões psicossociais e históricas. Por isso, diferente de um processo natural e universal, trata-se de um processo heterogêneo, com múltiplos determinantes. Considerando o compromisso social e político da UFU com a sociedade, e o princípio de assegurar às pessoas idosas os direitos da cidadania, a defesa da sua dignidade, bem-estar e o direito à vida, o objetivo geral deste projeto de extensão é promover um espaço de troca de conhecimento, diálogo, reflexão sobre perdas e ganhos relacionados ao processo de envelhecimento, tendo em vista a ressignificação e a construção de novos sentidos de vida. Serão realizadas 12 oficinas grupais quinzenais com duas horas de duração, no período junho a dezembro/2024, com aproximadamente 20 pessoas idosas (pessoas acima de 60 anos) vinculadas a uma Unidade Básica de Saúde da Família de Uberlândia. Serão realizados 12 encontros quinzenais de supervisão ao longo do semestre com dois estudantes extensionistas para planejamento e avaliação das atividades em campo, com duas horas de duração cada. Além disso, teremos visitas domiciliares, reuniões com equipe de saúde, leituras e elaboração de relatórios e artigo, totalizando 128 horas de atividades. A partir da articulação entre a Psicologia histórico-cultural e a Arte Narrativa, da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade configurada pelo diálogo, espera-se promover o encontro entre estudantes universitários e pessoas idosas, tendo em vista a transformação dos sujeitos no que se refere a saberes e afetos sobre o processo de envelhecimento, além da formação cidadã, interprofissional e interdisciplinar de estudantes e da articulação entre ensino-pesquisa-extensão.
Palavras-Chave pessoa idosa ; saúde ; narrativa
Período de Realização- Início 20/05/2024 - Término 20/12/2024
Carga Horária Total: 128 horas
Registro no SIEX: 32733
Título: Psicopapos
Coordenadora: Profa. Dra. Maristela de Souza Pereira
Email:maristela.pereira@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
O Psicopapos, evento totalmente organizado pelos discentes de Psicologia da UFU através do Diretório Acadêmico de Psicologia (DAPSI), surgiu com o propósito de trazer maior foco para discussões e temáticas que geralmente não são aprofundadas no curso de graduação. Objetiva a realização de mesas redondas que possam oferecer um espaço para debate de temáticas de relevância para a formação discente e para a sociedade em geral. Espera-se que a interação entre as/os convidadas/os, mediadoras/es, membros do DAPSI, comunidade acadêmica e comunidade em geral possa levantar questões pertinentes sobre tais temáticas, as quais repercutam na produção de olhares mais críticos sobre os fenômenos sociais e possam redundar em efeitos sobre a realidade social. O projeto como um todo possui carga horária de 80 horas, sendo que cada mesa redonda terá duração de 3 horas, incluído o espaço para debate com a comunidade participante, que se constitui por discentes da graduação em Psicologia, de outros cursos, profissionais, membros de instituições sociais e outros setores da sociedade que tenham interesse nos temas discutidos. Dessa forma, o evento alinha-se à busca por um diálogo com a comunidade, visando favorecer uma formação profissional prática contextualizada, ampliada, crítica, reflexiva e atenta às lacunas existentes no curso de graduação.
Palavras-Chave Formação em Psicologia ; Diversidade
Período de Realização- Início 18/10/2024 - Término 30/03/2025
Carga Horária Total: 80 horas
Registro no SIEX: 30682
Título: Atenção Psicológica em unidades do Sistema Único de Assistência Social
Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga
Email:tatiana.braga@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505
Área Temática Principal: Saúde
Modalidade: Projeto
Resumo:
O projeto implementa estratégias interventivas em atenção psicológica no Sistema Único de Assistência Social, com foco nos Centros Especializados da Assistência Social, que atendem pessoas em situação de violação de direitos. Parte da cartografia do cenário social para compreender os principais problemas enfrentados para a produção de condições que superem a vulnerabilidade social e a violação de direitos, criando ações articuladas a tal contexto. Como principais dimensões a serem abordadas, encontram-se: necessidade de discussão sobre relações de desigualdade social e as discriminações de raça, gênero, idade, etc, apropriação dos princípios de produção democrática da cidadania pela equipe técnica, população atendida e outros atores institucionais, discussão sobre a organização institucional, capacitação de psicólogos, pedagogos e outros atores sociais, atendimento a demandas de cunho psicológico e psicossocial de pessoas em violação de direitos, incluindo atendimento online, acompanhamento terapêutico em casos graves, ações integradas junto a Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Fórum e outros dispositivos, discussão conjunta de casos clínicos em corresponsabilidade com a rede de assistência. O projeto propõe como ações: atendimento psicológico a pessoas em situação de violação de direitos, atendimento psicoterápico online a casos oriundos do CREAS que já não se encontram em situação de violência grave, supervisão de apoio psicológico a psicólogos, assistentes sociais, advogados e outros membros da equipe técnica, reuniões de discussão dialógica junto a integrantes das redes de saúde, assistência social, educação e justiça.
Palavras-Chave Atenção Psicológica; Sistema Único da Assistência Social; Vulnerabilidade Social
Período de Realização- Início 31/08/2024 - Término 31/08/2025
Carga Horária Total: 520 horas
Anexo | Tamanho |
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Ação 30197 | 282.14 KB |
Ação 29402 | 283.06 KB |
Ação 31503 | 281.99 KB |
Ação 31721 | 283.07 KB |
Ação 31506 | 394.68 KB |
Ação 31889 | 283.17 KB |
Ação 31748 | 282.85 KB |
Ação 31045 | 253.73 KB |
Ação 31240 | 283.23 KB |
Ação 30799 | 283.24 KB |
Ação 30668 | 395.1 KB |
Ação 30752 | 283.3 KB |
Ação 30638 | 394.61 KB |
Ação 30563 | 283.29 KB |
Ação 30590 | 395.06 KB |
Ação 30557 | 283.04 KB |
Ação 32733 | 146.32 KB |
Ação 30682 | 284.25 KB |